sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tolerância

«Aceitar mais uma mesquita? Nada contra. Desde que a mesquita aceite tudo o resto.» JPC





O problema da Burka em França é, no fundo, o velho problema da tolerância.
Pode o Estado permitir que os seus cidadãos vistam o que querem, mesmo que isso seja um atentado à sua "dignidade como mulher" tal como nós a vemos?

"Ora, ora..." exclamarão os liberais, "isso não tem razão de ser".
Enganam-se. A pergunta tem razão de ser, se pensarmos nos casos em que a mulher Europeia que visita o estrangeiro tem que se vestir do mesmo modo. É que aí temos que ter atenção ao que chamamos tolerância, porque andamos a deixar construir mesquitas nas nossas terras, apesar de não nos deixarem construir Igrejas nas deles.
A tolerância exige reciprocidade. Como escrevia o JPC, «a tolerância termina perante a intolerância dos outros», e assim sendo, não deveriamos ceder sob o lema da tolerância.

Mas na situação em que nos encontramos hoje, o Estado até pode ser contra as vestes femininas tradicionais, mas a verdade é que se as mulheres se quiserem vestir assim, e é impossivel decifrar quando esse é um acto voluntário ou coagido, no espaço liberal que a Europa é hoje, então ele não pode fazer nada.

«Na nossa cultura há coisas que vocês, ocidentais, jamais vão compreender» Ainudin, Guia Afegão de Luis Castro

1 comentário:

  1. Não concordo. O caso do véu implica todo um preceituado discriminatório absolutamente contrário à Lei vigente na generalidade dos países europeus. Inaceitável. Neste aspecto, o Sarkozy tem razão. Simplesmente, NÃO!

    ResponderEliminar